TDE (Física / Matemática)

TDE (Tecnologias Digitais para o Ensino)

Primeiros Períodos

Carga Horária       : 40H 
Horários de Aula  :

(Física
– 2019.1)          Segunda-Feira    : 13h30min - 15h10min
(Matemática – 2019.1)  Segunda-Feira   : 15h20min - 17h10min

Ementa: Contextualização histórica do avanço das tecnologias digitais. Apresentação de conceitos básicos sobre sistemas operacionais e redes de computadores. O uso de ferramentas de software para a construção/apresentação do conhecimento e para a gestão das atividades de ensino no cotidiano do professor. Reflexão sobre os impactos no uso de software livre e software proprietário.

Objetivos: Fornecer instrumental básico para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais futuras, que propicie ao aluno:
-Conhecer o histórico e a evolução dos computadores;
-Entender os conceitos básicos software e redes de computadores;
-Conhecer, selecionar e utilizar as principais tecnologias de informação e comunicação (TICs);
-Fazer uso adequado de ferramentas de apoio a atividade docente;
-Saber manipular processador de texto;
-Saber manipular software gerenciador de apresentações;
-Saber manipular planilha eletrônica.

Metodologia: A metodologia de ensino será baseada em:
- aulas expositivas utilizando quadro e/ou projetor multimídia (data-show);
- aulas práticas em laboratório;
- trabalhos individuais e em grupo;
- elaboração e apresentação de projetos e seminários.

Bibliografia:
Bibliografia básica:

- Sebben, A. e Marques, A. C H. Introdução à informática : uma abordagem com Libreoffice. Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2012. ftp://ftp.feis.unesp.br/softwarelivre/libreoffice/Writer/Apostila/Introducao-a-Informatica-com-LibbreOffice.pdf
- Bastos, B. et al. Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p. http://webeduc.mec.gov.br/Proinfo-integrado/Material\%20de\%20Apoio/apostila_press.pdf
- Filho, C. F. História da computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. http://www.pucrs.br/edipucrs/online/historiadacomputacao.pdf


Bibliografia complementar:
- Fernanda Borguezan Candaten. TRAJETÓRIAS E SABERES DOCENTES NA CONCEPÇÃO SOBRE USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DA URI ? CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN/RS http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp030646.pdf
- Sonia Aguiar. Redes sociais e tecnologias digitais de informação e comunicação. 2006. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/oi000015.pdf
- Regina Mara Ribeiro Cruz. LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2008. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp107477.pdf
- Claudio de Oliveira Gusmão. Design e Tecnologias Digitais Facebook como ambientes potencialmente colaborativos. 2010. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp147172.pdf
- FILOMENA MARIA RATES SOARES. COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR FRENTE À INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR. 2009. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp109251.pdf


Sistema de Avaliação:

A metodologia de avaliação será baseada em:
- provas escritas;
- apresentação de seminários;
- trabalho prático.
 
O trabalho prático consiste na elaboração de conteúdos relacionados a prática docente.

Os alunos que não obtiverem a média necessária poderão realizar uma reposição e uma prova final de acordo com as normas da universidade.. 

Eis a descrição de cada uma das notas:

● Nota 1 (Artigo) : Artigo acadêmico escrito em grupo de quatro alunos dentro dos temas delimitados em sala de aula;

● Nota 2 (Poster): Transformação do artigo acadêmico em poster a ser apresentado a comunidade acadêmica da Ufal;

● Nota 3 (Apresentação): Capacidade do grupo em realizar a apresentação do tema para alunos interessados nos temas pesquisados.


Condução da Disciplina:

1. Como a disciplina não consiste em 100% de atividades presenciais, é importante que o aluno esteja atento as atividades desenvolvidas pelos seus respectivos grupos e se torne parte atuante desses grupos.

2. Toda a comunicação extra-sala sobre a disciplina será emitida neste site. O aluno se responsabiliza por estar atento e atualizado sobre a leitura de mensagens deste site.

3. Caso o aluno queira contatar o professor, envie e-mail para: afonso055@gmail.com.

1a.Etapa: Definição de SmartCampus 10/06

O que fazer ? Reunir o grupo, escolher uma área, e procurar por um problema que possa ser resolvido.  
O que entregar ? Preencher o formulário (aqui) com os dados dos autores, a área do problema, um texto que descreva esse problema e os dados que validem esse problema.
O professor ? Vai discutir em sala de aula cada uma das ideias apresentadas.


 

2a. Etapa: Levant Bibliográfico 15/07

O que fazer ? Pesquisar em sites acadêmicos (Google Acadêmico por artigos que contenham material referente ao assunto de sua pesquisa.
O que entregar ? A Seção 1 (Introdução) e Seção 2 (Trabalhos correlatos). A Seção 2 precisa ter no mínimo duas referencias a artigos sobre o assunto.
O professor ? Vai receber em sala de aula o Artigo em pen-drive a apresentá-lo aos alunos.


3a. Etapa: Apontar proposta 15/07

O que fazer ? Apontar uma proposta para resolver o problema.
O que entregar ? A Seção 1, Seção 2 e Seção 3. O conteúdo das Seções serão as seguintes: 
Seção 1: Introdução.
Seção 2: Trabalhos correlatos. 
Seção 3: Problema encontrado e Proposta da Solução.
Seção 4: Discussão e conclusões. 
Seção 5: Bibliografia e referencias.
O professor ? Vai receber por e-mail o Artigo contendo as Seções 1,2 e 3.


4a. Etapa: Versão final 22/07

O que fazer ? Finalizar o artigo de acordo com o modelo proposto.
O que entregar ? O artigo com todas as Seções prontas.
O professor ? Vai receber por e-mail o Artigo Completo !!!


5a. Etapa: Apresentação Poster 14/08

O que fazer ? Mandar imprimir o poster em uma gráfica.
O que entregar ? O poster.
O professor ? Vai receber o poster e dar as notas...



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(Passo 1) Escreva seu artigo utilizando este modelo, e lembre-se que a Seção 4 será utilizada para colocar as três telas do aplicativo que está sendo proposto.   295k versão 5 13 de nov. de 2017 08:19 Ricardo Afonso
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(Passo 2) Utilize esta ferramenta para montar as três telas do seu aplicativo. É bastante simples, basta copiar e colar as telas, e montar sua aplicação.  934k versão 5 13 de nov. de 2017 08:19 Ricardo Afonso
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(Passo 3) Pegue as informações mais importantes do poster e transfira para o banner (de forma super resumida).  150k versão 5 13 de nov. de 2017 08:19 Ricardo Afonso
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Exemplo de Resumo, com o esquema das 4 sentenças !  104k versão 2 17 de jun. de 2019 04:08 Ricardo Afonso
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